25 de dezembro de 2016

Roger Olson fala sobre Molinismo, Teísmo Aberto, Arminianismo e Calvinismo

Roger Olson, renomado teólogo arminiano, diz que o teísmo aberto é considerado heresia somente por questões políticas e que o molinismo é doutrinariamente inconciliável com o arminianismo, assim diz:

".. me parece irônico que alguns arminianos sejam molinistas e que o molinismo exista entre arminianos, mas o teísmo aberto que está mais perto do “coração” do arminianismo (o caráter de Deus é absolutamente bom) seja excluído."

Eu falei isso em um debate recente e fui alvo de zombaria, agora leio um texto em que Roger Olson, respeitado teólogo arminiano fala a mesma coisa que eu! kkkk Rindo nem sei de que da cara desse pessoal que sequer conhecem as implicações das crenças deles.

Eu tbm falei que o conhecimento médio era uma forma de calvinismo, não de arminianismo, mais uma vez fui zombado, mas veja o que Olson diz:

"Acho que na melhor das hipóteses isto é um corpo estranho dentro da tradição arminiana. Ele pertence ao calvinismo, em minha humilde opinião."


CONCLUSÃO

Olson finaliza colocando o molinismo no mesmo pé de igualdade do teísmo aberto - "Portanto, não discordância muito profunda entre arminianos evangélicos sobre muitas coisas. Por que excluir teístas abertos – especialmente se molinistas estão incluídos?"



REFERÊNCIAS

- http://personaret.blogspot.com.br/2013/04/o-teismo-aberto-e-um-tipo-de.html 

Nenhum comentário: